Estúdio curitibano de design assina Troféu do GP de São Paulo de 2025

Foto: Furf Design Studio/Divulgação

Foto: Furf Design Studio/Divulgação

O pódio do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, em 9 de novembro, terá um toque de design genuinamente brasileiro e curitibano. Pela primeira vez, a taça entregue aos pilotos foi concebida pela organização da corrida e desenvolvida pela Furf Design Studio, sediada em Curitiba.

Os designers Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, sócios-fundadores da Furf, lideraram o projeto, que combina impressão 3D sem resíduos e alumínio fundido. Como explica Noronha: “Esse projeto da Fórmula 1 é muito especial porque a gente está tendo a oportunidade de transformar a brasilidade em uma joia“. O acabamento ficou a cargo de Alan Mosca, filho de Sid Mosca, artista que pintou capacetes de Ayrton Senna, unindo tradição e inovação em uma única peça.

“A grande simbologia do troféu não é uma, mas são várias camadas que só o Brasil tem” destaca Brenner, sobre o conceito por trás do design. Com formas que remetem aos mantos Tupinambá, à skyline de São Paulo, aos louros da vitória e ao próprio S do Senna, entre outras inúmeras referências ao esporte e ao Brasil, o troféu representa as 10 equipes da F1 em 10 camadas de folhas. Vistas de cima, são 12 folhas, simbolicamente remetendo a um relógio e à corrida das 10 escuderias contra o tempo. “O vencedor está levando pra casa uma ampulheta, como se ele tivesse dominado o tempo“, complementa Noronha.

Uma joia de design, tecnologia e história, criada no Sul do Brasil para coroar os maiores nomes do automobilismo mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *