Filme brasileiro “O Agente Secreto” e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro

Longa de Kleber Mendonça Filho concorre em três categorias de um dos principais prêmios do cinema e TV dos EUA

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cinema brasileiro voltou a conquistar destaque internacional com a indicação do filme “O Agente Secreto” e de seu protagonista, Wagner Moura, ao Globo de Ouro 2026. As indicações foram anunciadas nesta segunda-feira (8) em Los Angeles, colocando a produção nacional na disputa por três das principais categorias do prêmio.

O longa, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi indicado nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. Wagner Moura, por sua vez, concorre ao prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama.

O filme e a trama

“O Agente Secreto” se passa no Brasil dos anos 1970 e conta a história de Marcelo (interpretado por Wagner Moura), que adota um nome falso e deixa São Paulo para recomeçar a vida ao lado do filho no Recife, após um conflito com um influente empresário. O filme, que foi muito bem recebido pela crítica nacional e internacional, já havia conquistado dois prêmios no Festival de Cannes 2025: Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho.

Concorrência acirrada

Nas categorias em que disputa, o filme brasileiro enfrenta produções e nomes de peso:

  • Melhor Filme de Drama: Concorre com Frankenstein, Hamnet, Foi Apenas um Acidente, Valor Sentimental e Pecadores.
  • Melhor Filme em Língua Não-Inglesa: Disputa com produções da França (Foi Apenas um Acidente), Coreia do Sul (Sem Outra Chance), Noruega (Valor Sentimental), Espanha (Sirāt) e Tunísia (A Voz de Hind Rajab).
  • Melhor Ator: Wagner Moura tem como concorrentes Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).

Brasil no Globo de Ouro

A indicação mantém o Brasil em evidência na premiação. Em janeiro de 2025, a atriz Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. O filme também havia sido indicado na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa.

A cerimônia do Globo de Ouro 2026 está marcada para o dia 11 de janeiro, no The Beverly Hilton, em Beverly Hills, Califórnia. As indicações também alimentam as expectativas para o Oscar 2026, onde tanto o filme quanto Wagner Moura são apontados como fortes candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *