Banco do Brasil lança o Pix de presente

Inovação que transforma transferências em gestos de carinho através da cultura e da arte. Comunicação do BB, assinada pela Lew’Lara\TBWA, traz afeto e brasilidade ao ato de presentear via Pix

Imagem: Banco do Brasil/Divulgação

Imagem: Banco do Brasil/Divulgação

O Pix nasceu em 2020, conquistou o Brasil e hoje é o meio de pagamento mais utilizado no país, segundo o Banco Central. Rápido, simples e sem custo, ele virou parte da rotina dos brasileiros e, com o tempo, também passou a ser usado como forma de presentear. E como todo presente, é um ato de carinho e afeto para com o próximo.

Por isso, o Banco do Brasil inova e cria o Pix de presente, resgatando a experiência afetiva da entrega de um presente com dedicatória e muito afeto. Disponível a partir de agora para todos os clientes pessoas físicas, proporcionando uma nova forma de embrulhar presentes e celebrar momentos especiais. Solução pioneira onde os clientes do BB poderão enviar o Pix de presente para usuários de qualquer instituição do Pix.

O projeto de arte, criado pela Lew’Lara\TBWA, materializou todo o carinho em uma arte digital na forma de cartão digital disponível diretamente no app do BB. Os cartões foram ilustrados por quatro artistas brasileiros – com curadoria e parceria da Dionisio.AG – reconhecidos nacionalmente por estilos marcantes e identidades culturais diversas. Serão diversas opções de artes digitais e uma possibilidade de personalizar com dedicatória e mensagem.

Confira aqui a iniciativa.

Apesar de prático e usado para presentear, o Pix ainda é impessoal, com um comprovante que carrega uma frieza e que não combina com o jeito caloroso e afetuoso do brasileiro. Para lançar, o BB escolhe a época mais presenteável do ano, que é o Natal. No entanto, é um projeto que se manterá disponível no app do BB, com o intuito de dar mais emoção a esse gesto tão comum no dia a dia, de forma personalizada e com muita brasilidade.

Por meio do aplicativo BB, o cliente pode optar por embrulhar o Pix de presente na Central do Pix, selecionar uma obra de arte em forma de cartão digital temático e redigir uma mensagem personalizada, tornando cada transferência única e memorável.

As artes disponibilizadas são expressões da brasilidade, trazendo cores, ilustrações e temas que representam a cultura nacional. As imagens que embrulham o Pix de presente podem ser compartilhadas facilmente pelo aplicativo de mensagens preferido do usuário. Os artistas são:
 

🎨 Bacaro Borges: Direto de Bezerros, Pernambuco, Bacaro começou na xilogravura aos 4 anos, inspirado pelo pai, o mestre J. Borges. Sua arte mistura tradição e modernidade, levando a cultura nordestina para murais e superfícies diversas.

🎨 Filipe Grimaldi: Designer gráfico e artista visual, Filipe é referência na pintura de letra popular no Brasil. Seu estilo tem traços únicos e inspiração na cultura de rua, além de compartilhar conhecimento como professor e ministrar oficinas.

🎨 Agatha de Faveri: Natural de Santo André/SP, Agatha combina pintura acrílica, óleo e spray com lettering artístico. Suas obras trazem rostos e figuras cheias de expressão, sempre com um toque contemporâneo.

🎨 Luiza de Souza: Ilustradora e quadrinista de Currais Novos/RN, Luiza é criadora de HQs que conquistaram a internet, como Arlindo. Suas ilustrações contam histórias sobre pessoas, afetos e os pequenos universos ao nosso redor.

Cada artista desenvolveu ilustrações para os principais temas comemorativos do calendário: neste momento estamos disponibilizando artes para o Natal e Aniversário.

“O Pix revolucionou como o brasileiro lida com dinheiro. E, já que dar dinheiro de presente é um costume tão nosso, decidimos dar um upgrade nessa tradição. Junto com o BB, criamos o Pix de presente: uma forma simples e cheia de afeto para tornar esse gesto ainda mais especial. Afinal, quem não gostaria de receber um Pix embrulhado com cartões exclusivos feitos por artistas brasileiros?”, comentam Jailma Ribeiro e Guilherme Branco, diretores de criação da Lew’Lara\TBWA.

O serviço é opcional e neste Natal o BB está disponibilizando a novidade sem custo. Em 2026, o custo será a partir de R$ 0,99. A funcionalidade agrega valor emocional à transação, sem alterar a dinâmica do Pix, que permanece gratuito e disponível para todos os usuários.

Com o Pix de presente, o BB reforça sua vocação para conectar pessoas e tornar a experiência financeira mais próxima e cheia de afeto, além do seu compromisso com a inovação e a valorização dos laços afetivos, transformando um simples envio em um gesto cheio de carinho, e reforça seu papel na valorização da identidade e cultura brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *