Foto: Golden Globes/Reprodução
O cinema brasileiro celebrou uma noite histórica no Globo de Ouro 2026. O filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, conquistou dois dos maiores prêmios da cerimônia, estabelecendo um marco inédito para a produção nacional. O longa levou o troféu de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e consagrou Wagner Moura como Melhor Ator em Filme de Drama.
Esta é a primeira vez na história da premiação que um filme brasileiro vence duas categorias em uma mesma edição. A dupla de vitórias coroa um ano de forte presença do Brasil, que teve três indicações (outro recorde nacional).
Uma noite de discursos emocionados
Ao subir ao palco para receber o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, o diretor Kleber Mendonça Filho mandou um “alô, Brasil” e dedicou a conquista às novas gerações. “Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, declarou, incentivando jovens cineastas a usarem qualquer meio, até o telefone, para contar suas histórias.
Wagner Moura, ao receber o prêmio de Melhor Ator, fez um discurso sobre memória e valores. “É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, afirmou. Ele finalizou em português, exaltando: “Viva o Brasil e a cultura brasileira”.
O filme e o contexto da vitória
Ambientado nos anos 1970, durante a ditadura militar, “O Agente Secreto” conta a história de Marcelo, um professor universitário interpretado por Wagner Moura, que retorna ao Recife em busca de um recomeço, mas se vê envolto em perigo e ameaças.
A vitória na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa quebra um jejum de 27 anos para o Brasil, desde a conquista de “Central do Brasil” em 1999. Já o prêmio de Wagner Moura traz um ineditismo: ele se torna o primeiro ator brasileiro a vencer na categoria principal de Melhor Ator em Filme de Drama. A vitória consolida um momento excepcional para a atuação brasileira na premiação, seguindo o triunfo da atriz Fernanda Torres como Melhor Atriz em Drama no ano anterior, por “Ainda Estou Aqui”.
As vitórias posicionam “O Agente Secreto” como um forte concorrente para a próxima edição do Oscar, cujas indicações serão anunciadas em breve. O Globo de Ouro é tradicionalmente visto como um dos principais termômetros para a premiação da Academia.







Deixe um comentário