Foto: Divulgação
O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, se consolida como um fenômeno de público e crítica. Indicado a quatro categorias do Oscar 2026, o longa já foi assistido por 1,4 milhão de espectadores no Brasil, com uma bilheteria acumulada de R$ 33 milhões, segundo dados atualizados da Ancine.
Filme concentra 70% da bilheteria dos filmes nacionais em 2026
O sucesso do filme é avassalador no mercado doméstico. Apenas nas três primeiras semanas de 2026, “O Agente Secreto” atraiu 370 mil espectadores, o que representa quase 70% de toda a bilheteria dos filmes brasileiros em cartaz no período. Enquanto isso, outras 17 produções nacionais tiveram menos de mil ingressos vendidos cada, com um caso extremo de apenas quatro vendas. No ano, os filmes brasileiros somam 6,6% da bilheteria total dos cinemas no país.
Indicações ao Oscar devem impulsionar ainda mais a procura
A indicação a quatro das principais categorias do Oscar (Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Elenco) deve dar um novo fôlego ao filme nas salas. A expectativa se baseia no precedente de “Ainda Estou Aqui”, filme de Walter Salles que, após ser indicado ao Oscar 2025, viu seu público aumentar 89% na semana seguinte ao anúncio. “Ainda Estou Aqui” terminou sua trajetória com 5,7 milhões de espectadores e uma bilheteria de R$ 117 milhões, além de levar a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro.
Filme é o sexto mais visto no país e líder absoluto entre nacionais
Em meio a blockbusters internacionais, “O Agente Secreto” ocupa a posição de sexto filme mais assistido no Brasil em 2026, liderando com folga entre as produções nacionais. Os dados consolidam um momento raro para o cinema brasileiro, em que um filme de autor, com densidade temática e estética, alcança um grande público e consegue se manter em cartaz por força da demanda, criando uma ponte entre sucesso comercial e reconhecimento crítico. A cerimônia do Oscar está marcada para 15 de março, em Los Angeles.







Deixe um comentário